+ Críticas +

20:54:00 Unknown 0 Comments






   + O que é uma crítica?


Crítica
substantivo feminino
  1. 1.
    arte, capacidade e habilidade de julgar, de criticar; juízo crítico.
  2. 2. atividade de examinar e avaliar minuciosamente uma produção artística, literária ou científica, bem como costumes e comportamentos.

    "c. literária, musical"
  3. 3. expressão escrita ou gravada resultante dessa atividade teórica, ideológica e/ou estética.

 Na minha línguagem: Dar uma opinião construtiva sem quaisquer intenções de denegrir ou humilhar algo ou alguém. E opinar sobre algo, expor opinião é um poder que todos temos, um direito. Eu, particularmente, amo fazer críticas e opinar sobre diversos assuntos, expor meus pontos de vista de forma positiva e negativa.
 Mas qual o propósito desse assunto no momento? Não é segredo, para as pessoas que me conhecem, a minha paixão pela música Coreana - Kpop -, o que me leva também a ser uma viciada em fanfics e vez ou outra eu me pego falando sozinha sobre o que achei de uma história, é quando o meu lado Juíza Crítica aponta mais. Eu gosto de reparar em muitos detalhes quando se trata de uma história. Por exemplo, recentemente eu fui atrás de uma fanfic em que eu sempre ouvia falar, muitos elogios e comentários, e a ideia inicial da história é realmente muito boa por ser algo que não se espera, achei o foco bastante criativo e por isso resolvi ler. Porém, conforme ia avançando na história o entusiasmo se perdia, os acontecimentos eram demasiado rápidos, com muitos diálogos -também rápidos- e poucas narrativas, não havia uma boa riqueza de detalhes em que fosse possível imaginar as cenas acontecendo, e os sentimentos e expressões que a autora queria passar não estavam sendo bem representados, bem colocados, na história.

' Ah, mas Linne, ninguém nasce ou é obrigado a escrever corretamente e tudo certinho. '.

Verdade, mas por ser uma ficwritter conhecida - inclusive há outras fanfics dela que são maravilhosas - eu achei que nessa história havia um excesso de expectativa por conta do enredo, a história obteve um reconhecimento que não parece, na minha opinião, certo.

Há escritoras/escritores que tem uma ideia simples e por vezes clichê, se aventuram na escrita e constrói algo que fica legal, porém não tem o reconhecimento merecido. Isso se vê aos montes no mundo das fanfics, tanto quanto nos livros. Eu sou bastante exigente quando se trata de uma história, o tipo de leitora difícil de agradar, mas não impossível. Eu gosto de imaginar o ambiente, as expressões, e principalmente sentir o que os personagens estão sentindo, quando não há uma boa demonstração escrita do que acontece então eu apenas paro de ler, eu entendo o que a pessoa quis passar naquela parte, porém, estando mal apresentada se torna impossível para mim continuar. Eu tenho quase certeza que há muitas pessoas que pensam da mesma forma que eu, mas se for falar de crítica/opinião é assunto que rende um século inteiro, cada um tem sua forma de pensar e todos podem debater. Críticar/Opinar passa longe de desmerecer o trabalho de uma pessoa.

E isso é o que tenho por hoje, eu ainda pretendo fazer vários posts com críticas - construtivas - sobre fanfics e ficwritters, com o consentimento delas/deles é claro ~risos~. 😉

+ 1bjo 💋‍ +



0 comentários: